Sistema Solar Fotovoltaico

O sistema solar fotovoltaico permite utilizar a energia solar para consumo próprio ou para venda à rede.

O sistema solar fotovoltaico permite utilizar a energia solar para consumo próprio (autoconsumo-UPAC) ou para venda à rede (UPP) . Pode ainda beneficiar de electricidade em lugares remotos onde não há ligação à rede (sistemas isolados).

Autoconsumo – UPAC

Sempre que disponha de exposição solar e possua utilização eléctrica durante as horas de sol, pode beneficiar colocando um sistema de autoconsumo. Até 6 painéis a instalação é facilitada e não implica colocação de contadores ou pagamento de taxas adicionais. Caso pretenda, pode acumular a energia por meio de baterias, assim pode utilizar a energia produzida fora dos horários de sol.

O autoconsumo, atividade regulada pelo Decreto-Lei nº 153/2014 de 20 de Outubro e pelas portarias nº 14/2015 e 15/2015 de 23 de Janeiro, é um novo modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis, em particular a partir do sol, em que a energia elétrica produzida é consumida predominantemente pelo produtor, embora com a possibilidade de injetar o remanescente na Rede Elétrica.

Com o autoconsumo consegue-se uma maior eficiência quando a UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) é dimensionada de acordo com as necessidades da instalação de consumo mas se houver excedentes, a energia excedente que não ultrapasse o consumo total anual da instalação de consumo é paga pela EDP Serviço Universal a preços de mercado, mediante contrato assinado com esta entidade. O excedente de produção para além do valor total anual de consumo não é remunerado. Como tal, é importante avaliar bem se vale a pena injetar o excedente na RESP, dado que esta opção implica o pagamento de taxas de registo da instalação, bem como, a instalação de sistemas de telecontagem da energia produzida e injetada e também a celebração de um contrato de seguro de responsabilidade civil.

A Ecosul disponibiliza KIT’s baseados em wp (a máxima potência obtida em condições ideais).

Soluções de financiamento até 48 meses. Sem juros até 24 meses.

Unidade de Pequena Produção – UPP (venda à rede)

UPP (unidade de pequena produção) é o termo que define a venda à rede da energia produzida pelo sol e captada pelos painéis fotovoltaicos.

    • A legislação é volátil e dita os parâmetros sob a qual o consumidor final, particular, comércio ou indústria podem ser produtores de energia solar e de que forma a podem comercializar.
    • A energia que é produzida é contabilizada e quantificada por um contador que é obrigatoriamente instalado no local de produção.
    • A única entidade que compra a energia e por sua vez a distribui,é a EDP.
    • Os contadores de leitura de produção são independentes dos contadores de leitura de consumo.
    • O consumidor submete-se a um leilão fazendo por sua vez uma oferta relativa ao preço mínimo a que se propõem vender a energia que produz. A Ecosul durante a negociação como cliente, faz a gestão integral deste processo assegurando um nível de negociação justo e acompanhando as necessidades do processo.

A Ecosul trata de todo o processo, apresentando uma solução Chave-na-mão.

Disponibilizamos ainda soluções de financiamento até 48 meses ou 24 meses sem juros.

Efetuamos projectos cujo dimensionamento é personalizado e estudado rigorosamente caso a caso.

exemplo redutor de agua